Colesterol 1 D

21
E .E. PROF° LUIZ GONZAGA RIGHINI Coleste rol 2015

Transcript of Colesterol 1 D

Page 1: Colesterol 1 D

E .E. PROF° LUIZ GONZAGA RIGHINI

Colesterol

2015

Page 2: Colesterol 1 D

* O colesterol pode ser considerado um tipo de lipídio (gordura) produzido em nosso organismo. O colesterol está presente em alimentos de origem animal (carne, leite integral, ovos etc.). Em nosso organismo, o colesterol desempenha funções essenciais, como produção de hormônio e vitamina D. No entanto, o excesso de colesterol no sangue é prejudicial e aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

O QUE É COLESTEROL ?

Page 3: Colesterol 1 D

Fontes de Colesterol Fabricado no organismo:

principalmente pelo fígado

ONDE ENCONTRAMOS O COLESTEROL?

Alimentar:Alimentos de origem animal

que têm colesterol:Carnes vermelhas, manteiga, queijos, pele de aves

Intestino

Page 4: Colesterol 1 D

LDL X HDL

Page 5: Colesterol 1 D

* LDL colesterol: conhecido como "ruim", ele pode se depositar nas artérias e provocar o seu entupimento

* HDL colesterol: conhecido como "bom", retira o excesso de colesterol para fora das artérias, impedindo o seu depósito e diminuindo a formação da placa de gordura.

O BOM E O MAU COLESTEROL

Page 6: Colesterol 1 D

Muitos fatores podem contribuir para o aumento do colesterol, como tendências genéticas ou hereditárias, obesidade e atividade física reduzida. No entanto, um dos fatores mais comuns é a dieta.

A dieta rica em colesterol inclui grandes quantidades de alimentos de origem animal: óleos, leite não desnatado e ovos. As gorduras, sobretudo as saturadas, contribuem para o problema do colesterol elevado.

FATORES DE RISCO

Page 7: Colesterol 1 D
Page 8: Colesterol 1 D

Ela é encontrada nos alimentos de origem animal. Nas carnes vermelhas ela se concentra principalmente na gordura e nas brancas, na pele. O leite e seus derivados (manteiga, creme de leite, iogurte, queijos) também apresentam boas doses desta gordura, sobretudo as versões integrais e os queijos amarelos.

Nutricionista do Dieta Delivery, Brunna Reis explica que em temperatura ambiente, esta gordura se apresenta em estado sólido e, quando é consumida, atua na produção do colesterol ruim (LDL), que sobra na circulação e entope os vasos sanguíneos. Desta forma, quem consome grandes quantidades de alimentos gordurosos, está mais sujeito a desenvolver doenças cardiovasculares.

GORDURAS SATURADAS

Page 9: Colesterol 1 D

Existente nas versões mono e poli-insaturada, esta gordura traz apenas benefícios para a saúde. Encontrada nos alimentos de origem vegetal, ela é líquida em temperatura ambiente e atua no organismo reduzindo os níveis de colesterol ruim, os triglicérides (tipo de gordura que entope as artérias e causa a famosa barriguinha de chope) e a pressão arterial.

O azeite é uma excelente fonte desta gordura do bem, assim como as frutas oleaginosas (castanhas, nozes, macadâmia) e as sementes (linhaça, abóbora, chia). O abacate também é rico em gordura insaturada, além de vitaminas e minerais.

GORDURAS INSATURADA

Page 10: Colesterol 1 D

As gorduras trans são um tipo especial de gordura que, em vez de ser formado por ácidos graxos insaturados na configuração cis, contêm ácidos graxos insaturados na configuração trans . Esse tipo de gordura é pouco comum na natureza, mas é produzido a partir de gorduras vegetais para uso na indústria alimentícia. O consumo de gorduras trans tem sido associado a problemas de saúde, tais como aumento do risco de doença arterial coronariana.

GORDURA TRANS

Page 11: Colesterol 1 D

O colesterol alto não apresenta sintomas, por isso, quem tem aterosclerose e obesidade, possui história de morte na família por infarto, é sedentário e/ou alimenta-se com ingestão exagerada de gorduras saturadas tem mais chances de ter colesterol alto. A aterosclerose não produz qualquer tipo de sintoma até que ocorra a obstrução de uma ou mais artérias.

SINTOMAS DO COLESTEROL

Page 12: Colesterol 1 D

Existem remédios para controlar o colesterol alto, mas a aterosclerose só melhora com uma mudança mais significativa no estilo de vida. Reduzir o estresse, praticar exercícios físicos, manter a pressão arterial estável e o peso sob controle, são fundamentais para controlar o colesterol. As pessoas que tem diabetes devem ficar mais atentas.

TRATAMENTO DO COLESTEROL

Page 13: Colesterol 1 D

Níveis elevados de colesterol estão associados a doenças coronarianas e aterosclerose. As recomendações habituais são para uma ingestão diária de colesterol inferior a 300 mg, quantidade que representa cerca de 50% da quantidade ingerida pelos norte-americanos.

O colesterol, popularmente chamado de gordura do sangue, é uma substância gordurosa, esbranquiçada e sem odor. Não existe nos vegetais, apenas no organismo dos animais. Em pequenas quantidades, é necessário para algumas funções do organismo; em excesso, causa problemas.

Encontrado em todas as células do organismo, o colesterol é utilizado para a produção de muitas substâncias importantes, incluindo alguns hormônios e ácidos biliares.

COMPLICAÇÕES POSSÍVEIS

Page 14: Colesterol 1 D

É o endurecimento das paredes dos vasos causado pela deposição de gordura e colesterol. Existe uma predisposição genética que, combinada com o fumo, o estresse, a vida sedentária e a pressão alta, pode levar à doença.

ATEROSCLEROSE

Na aterosclerose, placas de gordura diminuem o diâmetro dos vasos sanguíneos e podem levar à obstrução total

Page 15: Colesterol 1 D

Além de uma alimentação equilibrada, há outras maneiras de evitar o aumento do colesterol e, até mesmo, diminuí-lo:

Fazer exercícios físicos: a atividade física pode ajudá-lo a emagrecer e a diminuir as tensões. Controlando o peso, fazendo exercício ou praticando esporte, você se sente melhor e diminui o risco de infarto e os níveis de colesterol no sangue

Não fumar: o cigarro é um fator de risco para doença coronária. Aliado ao colesterol, multiplica os riscos

Evitar o estresse: uma vida menos estressada também diminui o risco de infarto e redução do colesterol. Procure transformar as suas atividades diárias em algo que lhe dê satisfação

Fazer uma dieta com baixos níveis de gordura e colesterol: seja rigoroso no controle da alimentação.

PREVENÇÃO

Page 16: Colesterol 1 D

Bacon Chantilly Ovas de peixes Biscoitos amanteigados Doces cremosos Pele de aves Camarão Queijos amarelos Carnes vermelhas "gordas" Gema de ovos Sorvetes cremosos Creme de leite Lagosta Vísceras.

ALIMENTOS RICOS EM COLESTEROL

Page 17: Colesterol 1 D

ALIMENTOS QUE AJUDAM A REDUZIR O COLESTEROL Aipo Couve-de-bruxelas Bagaço da laranja Ameixa preta Ameixa preta Couve-flor Mamão Amora Damasco Mandioca Azeite de oliva Ervilha Pão integral Aveia

Farelo de aveia Pêra Cenoura Farelo de trigo Pêssego Cereais integrais Feijão Quiabo Cevada Figo Vegetais folhosos.

Page 18: Colesterol 1 D

Evite comer besteiras:

Page 19: Colesterol 1 D

Quando somos jovens Os quitutes que apreciamos mastigarNa velhice no coração vão morar ...

Page 20: Colesterol 1 D

http://www.minhavida.com.br/saude/temas/colesterol

BIBLIOGRAFIA

Page 21: Colesterol 1 D

Raquel Santos n°28 Jaqueline Aparecida n°14

1D

Prof° Maria Teresa

INTEGRANTES DO GRUPO ...