CONFERÊNCIAS 18 19 - ISPATIAGO ALMEIDA INSTITUTO POLITÉCNICO DE LISBOA ˜ ESCOLA SUPERIOR DE...

1
ENTRADA LIVRE 18 FEVEREIRO 2019 12H30 | SALA DE ATOS HOST MARGARIDA ALVES MARTINS Nesta apresentação discutirei a temática do brincar de crianças pequenas, com especial enfase para o que acontece no tempo e no espaço da Educação de Infância. Para o efeito, apresentarei vários estu- dos que procuram, por um lado, analisar histórico-genealogicamente as palavras brincar e jogar na educação de infância e, por outro, carac- terizar, tendo em consideração a primeira premissa, como é que as crianças entre os 6 e os 72 meses brincam e jogam nos espaços interi- ores e exteriores das instituições destinadas à sua educação. Os estudos incluídos são atravessados por variáveis como a idade das crianças, necessidades educativas, os espaços, os artefactos que as envolvem e a participação dos adultos nas brincadeiras. Problematizarei estes trabalhos em redor de quatro dimensões: i) na modernidade, o brincar define, por vezes, uma delimitação do que uma criança pode e deve fazer, confundindo-se com um trabalho, encapotado pelo lúdico, que é legitimado por uma racionalidade científica; ii) como o tempo, os espaços e os artefactos parecem influenciar o conteúdo e a expressão das brincadeiras das crianças pequenas; iii) o contributo da linguagem na complexificação das brincadeiras, e; iv) o papel dos adultos na me- diação sociocultural da brincadeira. No último andamento desta apre- sentação refletirei como o brincar se distingue do jogar e do trabalho e pode ser um tempo e um espaço transformados pela criança, ora a caminho do jogo, ora interrompendo o jogo, ora criando jogos, brinca- deiras ou outras formas de fugir aos brinquedos impostos, mais do que propostos, pela sociedade de consumo. “ESTAR-A-SER-CRIANÇA”: ENTRE BRINCADEIRA, JOGO E TRABALHO EM EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA CONFERÊNCIAS 18|19 TIAGO ALMEIDA INSTITUTO POLITÉCNICO DE LISBOA – ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO CIE – ISPA - INSTITUTO UNIVERSITÁRIO RUA JARDIM DO TABACO, 34 1149 - 041 LISBOA T. 218 811 700 | F. 218 860 954 [email protected] | WWW.ISPA.PT FACEBOOK/ISPA.IU

Transcript of CONFERÊNCIAS 18 19 - ISPATIAGO ALMEIDA INSTITUTO POLITÉCNICO DE LISBOA ˜ ESCOLA SUPERIOR DE...

Page 1: CONFERÊNCIAS 18 19 - ISPATIAGO ALMEIDA INSTITUTO POLITÉCNICO DE LISBOA ˜ ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO CIE ˜ ISPA ˚ INSTITUTO UNIVERSITÁRIO RUA JARDIM DO TABACO, 34 1149 ˚ …

ENTRADA LIVRE

18 FEVEREIRO 201912H30 | SALA DE ATOS

HOSTMARGARIDA

ALVES MARTINS

Nesta apresentação discutirei a temática do brincar de crianças pequenas, com especial enfase para o que acontece no tempo e no espaço da Educação de Infância. Para o efeito, apresentarei vários estu-dos que procuram, por um lado, analisar histórico-genealogicamente as palavras brincar e jogar na educação de infância e, por outro, carac-terizar, tendo em consideração a primeira premissa, como é que as crianças entre os 6 e os 72 meses brincam e jogam nos espaços interi-ores e exteriores das instituições destinadas à sua educação. Os estudos incluídos são atravessados por variáveis como a idade das crianças, necessidades educativas, os espaços, os artefactos que as envolvem e a participação dos adultos nas brincadeiras. Problematizarei estes trabalhos em redor de quatro dimensões: i) na modernidade, o brincar define, por vezes, uma delimitação do que uma criança pode e deve fazer, confundindo-se com um trabalho, encapotado pelo lúdico, que é legitimado por uma racionalidade científica; ii) como o tempo, os espaços e os artefactos parecem influenciar o conteúdo e a expressão das brincadeiras das crianças pequenas; iii) o contributo da linguagem na complexificação das brincadeiras, e; iv) o papel dos adultos na me-diação sociocultural da brincadeira. No último andamento desta apre-sentação refletirei como o brincar se distingue do jogar e do trabalho e pode ser um tempo e um espaço transformados pela criança, ora a caminho do jogo, ora interrompendo o jogo, ora criando jogos, brinca-deiras ou outras formas de fugir aos brinquedos impostos, mais do que propostos, pela sociedade de consumo.

“ESTAR-A-SER-CRIANÇA”:ENTRE BRINCADEIRA, JOGOE TRABALHO EM EDUCAÇÃODE INFÂNCIA

CONFERÊNCIAS 18|19

TIAGO ALMEIDAINSTITUTO POLITÉCNICO DE LISBOA– ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃOCIE – ISPA - INSTITUTO UNIVERSITÁRIO

RUA JARDIM DO TABACO, 341149 - 041 LISBOA

T. 218 811 700 | F. 218 860 [email protected] | WWW.ISPA.PT

FACEBOOK/ISPA.IU