Re pensando a biblioteca escolar

1
(RE) PENSANDO A BIBLIOTECA ESCOLAR Elisandra Rambor Traugott (UERGS) Orientadora Profª Dra. Cristina Rolim Wolffenbüttel (UERGS) INTRODUÇÃO As bibliotecas escolares são muito importantes no âmbito escolar como promotoras de informação, incentivo e formação de leitores. Mais do que depósito de livros, a biblioteca escolar deve ser um espaço de recursos educativos e aliada nos fazeres pedagógicos, tornando-se uma extensão da sala de aula. “É interessante você saber que não é à toa que a palavra biblioteca tem sua origem nos termos gregos biblíon (livro) e theka (caixa), significando o móvel ou lugar onde se guardam livros [...]. Mas, é importante entender que o “conceito e os significados da palavra biblioteca têm passado por uma série de transformações, se ajustando por meio da própria história das bibliotecas” (PIMENTEL, BERNARDES, SANTANA, 2007, p.22). METODOLOGIA Essa pesquisa será feita com a aplicação de questionários com professores, alunos e profissionais da instituição. Posteriormente, serão analisados, a fim de traçar aspectos a serem potencializados e melhorados na biblioteca escolar. REFERÊNCIAS ANDRADE, Maria Eugênia Albino. A Biblioteca faz a diferença. In: CAMPELLO, Bernadete. et al. A biblioteca Escolar: temas para uma prática pedagógica. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002, p. 13- 15. CARVALHO, M. da C. Escola, biblioteca e leitura. In: CAMPELLO, B. S. et al. A biblioteca escolar. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p.23. FONSECA, Edson Nery da. Introdução à biblioteconomia. São Paulo: Pioneira, 1992. PIMENTEL, Graça, BERNARDES, Liliane, SANTANA, Marcelo. Biblioteca escolar. Brasília : Universidade de Brasília, 2007. REFERENCIAL TEÓRICO Fonseca (1992): a biblioteca é mais que uma coleção de livros e outros documentos, devidamente classificados e catalogados do que como assembléia de usuários da informação. Andrade (2008): escolas que não incentivam aos alunos o contato com a leitura, deixam de promover leitura autônoma e crítica. Carvalho (2008): a escola que pretende investir na leitura como ato verdadeiramente cultural não pode ignorar a importância de uma biblioteca aberta, interativa, espaço livre para a expressão genuína da criança e do jovem. OBJETIVO Tornar a biblioteca do Colégio Estadual Dr. Paulo Ribeiro Campos um espaço mais acolhedor, dinâmico, atrativo, eficaz, pesquisarei quais ações poderiam gerar estes resultados. CONSIDERAÇÕES FINAIS Pretende-se construir ações pedagógicas e intervenções no espaço escolar, dinamizando o acervo, qualificando os mediadores e encontrando formas de qualificar o trabalho desenvolvido, tornando- o atrativo, como um lugar de informação, discussão e criação. Acredita-se, assim, contribuir efetivamente para preparar cidadãos críticos para viver no mundo contemporâneo, em que a informação e o conhecimento assumem destaque central. Grupo de Pesquisa “Arte: criação, interdisciplinaridade e educação” (CNPq/UERGS)

Transcript of Re pensando a biblioteca escolar

Page 1: Re pensando a biblioteca escolar

(RE) PENSANDO A BIBLIOTECA ESCOLAR

Elisandra Rambor Traugott (UERGS)Orientadora Profª Dra. Cristina Rolim Wolffenbüttel (UERGS)

INTRODUÇÃO As bibliotecas escolares são muito importantes no âmbito escolar como promotoras de informação, incentivo e formação de leitores. Mais do que depósito de livros, a biblioteca escolar deve ser um espaço de recursos educativos e aliada nos fazeres pedagógicos, tornando-se uma extensão da sala de aula. “É interessante você saber que não é à toa que a palavra biblioteca tem sua origem nos termos gregos biblíon (livro) e theka (caixa), significando o móvel ou lugar onde se guardam livros [...]. Mas, é importante entender que o “conceito e os significados da palavra biblioteca têm passado por uma série de transformações, se ajustando por meio da própria história das bibliotecas” (PIMENTEL, BERNARDES, SANTANA, 2007, p.22).

METODOLOGIAEssa pesquisa será feita com a aplicação de questionários com professores, alunos e profissionais da instituição. Posteriormente, serão analisados, a fim de traçar aspectos a serem potencializados e melhorados na biblioteca escolar.

REFERÊNCIASANDRADE, Maria Eugênia Albino. A Biblioteca faz a diferença. In: CAMPELLO, Bernadete. et al. A biblioteca Escolar: temas para uma prática pedagógica. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002, p. 13-15.CARVALHO, M. da C. Escola, biblioteca e leitura. In: CAMPELLO, B. S. et al. A biblioteca escolar. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p.23.FONSECA, Edson Nery da. Introdução à biblioteconomia. São Paulo: Pioneira, 1992.PIMENTEL, Graça, BERNARDES, Liliane, SANTANA, Marcelo. Biblioteca escolar. Brasília : Universidade de Brasília, 2007.

REFERENCIAL TEÓRICOFonseca (1992): a biblioteca é mais que uma coleção de livros e outros documentos, devidamente classificados e catalogados do que como assembléia de usuários da informação.Andrade (2008): escolas que não incentivam aos alunos o contato com a leitura, deixam de promover leitura autônoma e crítica. Carvalho (2008): a escola que pretende investir na leitura como ato verdadeiramente cultural não pode ignorar a importância de uma biblioteca aberta, interativa, espaço livre para a expressão genuína da criança e do jovem.

OBJETIVOTornar a biblioteca do Colégio Estadual Dr. Paulo Ribeiro Campos um espaço mais acolhedor, dinâmico, atrativo, eficaz, pesquisarei quais ações poderiam gerar estes resultados.

CONSIDERAÇÕES FINAISPretende-se construir ações pedagógicas e intervenções no espaço escolar, dinamizando o acervo, qualificando os mediadores e encontrando formas de qualificar o trabalho desenvolvido, tornando-o atrativo, como um lugar de informação, discussão e criação. Acredita-se, assim, contribuir efetivamente para preparar cidadãos críticos para viver no mundo contemporâneo, em que a informação e o conhecimento assumem destaque central.

Grupo de Pesquisa “Arte: criação, interdisciplinaridade e educação” (CNPq/UERGS)