Sulgás expande para novas regiões da capital gaúcha...Nesta edição de nosso informativo, vamos...

4
Abril / 2011 08 02 04 Rede hoteleira aposta no gás natural GN chega a mais bairros da capital Energia limpa, quesito de criatividade PÁGINA PÁGINA Fechamento autorizado – pode ser aberto pela ECT GÁS NATURAL / MERCADO URBANO

Transcript of Sulgás expande para novas regiões da capital gaúcha...Nesta edição de nosso informativo, vamos...

Page 1: Sulgás expande para novas regiões da capital gaúcha...Nesta edição de nosso informativo, vamos apresentar uma das regiões para as quais já existe rede projetada e licenciada.

Abr

il / 2

011

08

02 04

Rede hoteleira aposta no gás natural

GN chega a mais bairros da capital Energia limpa, quesito de criatividade

GiN

A

GiN

A

Fech

amen

to a

utor

izad

o –

pode

ser

abe

rto

pela

EC

T

GáS NATURAL / MERCADO URBANO

Page 2: Sulgás expande para novas regiões da capital gaúcha...Nesta edição de nosso informativo, vamos apresentar uma das regiões para as quais já existe rede projetada e licenciada.

O Informativo Mais Energia está com novo visual, mais moderno, mas com a mesma qualidade de conteúdo. A periodicidade da pu-blicação também mudou. Agora, o Mais Energia irá circular a cada três meses. No intervalo entre cada edição, serão publicados outros dois informativos da Sulgás: o Sinal Verde, com notícias sobre o GNV, e o Gás Mais, voltado ao mercado industrial. A alteração objetiva estreitar o rela-cionamento junto a todos os públi-cos da Companhia, mantendo-os a par das iniciativas empreendidas em cada segmento de atuação.

Nesta edição de nosso informativo, vamos apresentar uma das regiões para as quais já existe rede projetada e licenciada. Os bairros Auxiliadora, Boa Vista e Mont’Serrat receberão o gás natural ainda em 2011, e por isso estudos de viabilidade técnica e eco-nômica já estão em andamento em diversos condomínios residenciais. Além da malha de distribuição em Por-to Alegre, outros municípios estão no plano estratégico da Companhia. Este ano, mais uma etapa do gasoduto do Vale do Sinos será construída, es-tendendo a rede de Novo Hamburgo até a cidade de Campo Bom, e o tão

aguardado ramal para Guaíba tam-bém deve ser consolidado. Ao todo, a estimativa de investimentos para o ano soma R$ 46 milhões, boa parte voltada para a construção de 35 km de gasoduto em nosso Estado. Um investimento que tem como foco otimizar a infraestrutura do Rio Grande do Sul, visando a um futuro promissor. A rede hoteleira, que se prepara para a che-gada da Copa do Mundo de 2014, tem investido na adoção do gás natural, uma energia mais limpa, que oferece muitas vantagens a esses empreendimentos, como você pode conferir na matéria especial desta edição. Boa leitura!

e d i t o r i a l

b a i r r o s

Sulgás expande para novas regiões da capital gaúchaara seguir o planejamento es-tratégico plurianual de dispo-

nibilização do gás natural, a Sulgás está expandindo a rede de dutos nos bairros Auxiliadora, Mont’Serrat e Boa Vista. Segundo levantamento realiza-do pela Companhia, as respectivas regiões somam aproximadamente 5 mil economias residenciais, das quais 3.600 são apontadas como potenciais clientes, além de 51 estabelecimentos comerciais.

Tradicionais bairros porto-alegrenses, eles unem área verde, residências, pontos de vendas varejistas e pres-tadores de serviços de distintos seg-mentos econômicos. O Boa Vista, por exemplo, sedia importantes institui-ções, como o Colégio Província de São Pedro, o Porto Alegre Country Club e a Sociedade Libanesa de Porto Alegre. Atributos bem parecidos caracterizam o Auxiliadora, um bairro que mistura casas antigas e prédios modernos. E,

apesar de tranquilo, dispõe de uma infraestrutura para lazer e compras, se-

diando comércio variado, bares, danceterias e res-taurantes. O Mont’Serrat, por sua vez, desponta entre as localidades mais valorizadas da capital, considerado um espaço nobre e de grande inte-resse do setor imobiliário. No bairro, está situada a Comunidade Evangélica Luterana Concórdia.

Caroline Corso

P

02 mais energia / ABRIL 2011 / NÚMERO 8 – GáS NATURAL / MERCADO URBANO

Page 3: Sulgás expande para novas regiões da capital gaúcha...Nesta edição de nosso informativo, vamos apresentar uma das regiões para as quais já existe rede projetada e licenciada.

Continental: redução de gastos na ordem de 40%

Íbis Moinhos de Vento: GN confere facilidades de abastecimento

e s p e c i a l

Hotéis e motéis investem em infraestrutura

s preparativos para a Copa do Mundo de 2014 vão muito além das

reformas de estádios. Nas cidades-sede desse megaevento esportivo (e outras com atrativos turísticos) já estão sendo discutidos projetos de infraestrutura e de qualificação do atendimento para suprir as necessidades de turistas que vão desem-barcar em terras brasileiras. Nos projetos de incremento estrutural, o gás natural figura como uma solução capaz de agregar valor aos negócios da rede hoteleira.

Por se tratar de uma opção contem-porânea, econômica e sustentável, o GN atraiu vários hotéis situados em Porto Alegre, Região Metropolitana e Serra Gaúcha. Atual-mente, consomem gás natural o Sheraton, Canoas Parque Hotel, Ritter, Continental, Ibis Moinhos de Vento e Ibis Caxias do Sul. Além desses, já estão com contrato assinado: Hollyday Inn, Express, Metropolitan, Confort, Fórmula 1, Executive, Hotel Campo Bom, Hotel Dez, Plaza São Rafael e Albert Hotéis.

O Hotel Continental, localizado no cen-tro da capital gaúcha, investe com olhos voltados para ampliar o faturamento por meio das receitas que os jogos do Mundial devem gerar. Foi reformulada praticamente toda a sua estrutura e, entre as mudanças recentes, destaca-se a adesão ao gás na-tural. “Usamos no fogão e na caldeira de aquecimento de água. Em pouco tempo, conseguimos identificar grandes vantagens, como uma redução nas despesas na ordem de 40%, com a substituição do GLP pelo GN”, explica Roberto Lacombe, gerente Comercial e de Marketing.

Integrante da rede francesa Accor, o Ibis Moinhos de Vento, em operação há cerca de um ano no bairro porto-alegrense de

mesmo nome, também integra o rol de empreendimentos do setor que apostaram na energia limpa, uma decisão tomada antes de compor a planta do projeto hoteleiro. O GN é aplicado no aquecimento de água e na cocção. Victor Hugo Teves, gerente da unidade situada no Moinhos de Vento, se diz satisfeito com os resultados positivos computados com a inovação. “O mecanismo de abastecimento via dutos é fantástico. Ele simplifica o manuseio, pois não há necessi-dade de botijões, transporte e desperdício de espaço”, salienta.

Já o Canoas Parque Hotel consiste no primeiro estabelecimento do ramo a

implantar o gás natural no Rio Grande do Sul. Luiz Gobbo, diretor da empresa, avalia o GN como “um combustível que otimiza a parte operacional e de logística, além de agregar benefícios econômicos e de sustentabilidade”.

Na carteira de clientes da Sulgás ainda estão os motéis P90, Vis a Vis, Calidon, Me-dieval, Sherwood e Sahara. Nei Chrysosto-mo, sócio do Motel P90, localizado em Porto Alegre, acredita no diferencial do GN. Entre as vantagens, ele ressalta a facilidade opera-cional: “Não precisamos solicitar reposição de carga a todo instante, além de conferir segurança a clientes e funcionários”.

O

A REDE HOTELEIRA INVESTE EM

INOVAçãO PARA UMA MELHOR

PRESTAçãO DE SERVIçOS, OBJETIVANDO

qUALIFICAR O ATENDIMENTO A TURISTAS

qUE Já SE PREPARAM PARA A COPA DO

MUNDO NO BRASIL

Divulgação/ibis Moinhos de Vento

Mario Gaist/divulgação

mais energia / ABRIL 2011 / NÚMERO 8 – GáS NATURAL / MERCADO URBANO 03

Page 4: Sulgás expande para novas regiões da capital gaúcha...Nesta edição de nosso informativo, vamos apresentar uma das regiões para as quais já existe rede projetada e licenciada.

Sobre a redeA Sulgás assinou contrato com a construtora Goldsztein Cyrela para fornecimento de gás natural para o Residencial Jardins Novo Higienópolis. O empreendimento será erguido no bairro Passo D’Areia, em Porto Alegre, onde antes ficava instalada a Gráfica Palotti. Ao todo, serão 390 apartamentos, distribuídos em cinco torres. O gás natural também irá abastecer o salão de festas, salão gourmet, salão de festas kids, salão de festas teen, cafeteria e refeitório dos funcionários. A previsão de entrega da obra é junho de 2013.

Sulgás em números março/2011

n o t í c i a s d a r e d e

p e r f i l

Criatividade difundidariatividade e bom gosto são elemen-tos fundamentais na construção de

um projeto arquitetônico. Cada compo-nente bem planejado pode transformar uma residência ou estabelecimento co-mercial em ambiente agradável para viver ou trabalhar. O gás natural é uma solução que contribui para qualificar um empreen-dimento. A arquiteta Betina Gomes atua há mais de oito anos no mercado gaúcho, tendo no currículo trabalhos renomados, como o empreendido para o restaurante Fratelo. A experiência no desenvolvimento de grandes empreitadas lhe confere autori-dade para endossar a implantação do gás natural em negócios de diferentes nature-zas. Para ela, o energético permite criar e levar para a planta ideias interessantes. “Já executei projetos, por exemplo, em que a lareira era inserida na mesinha de centro da sala. Ainda é possível realizar arranjos bastante inovadores e contemporâneos

por meio das vantagens que o GN dispo-nibiliza”, explica Betina, que lembra com orgulho de um trabalho diferenciado de logomarca em um restaurante de Porto Alegre, em que as letras foram desenhadas com a chama do fogo, a partir do incre-mento do gás natural.

Além de todos os benefícios ecológicos, econômicos e de praticidade em manuseio,

o combustível também contribui para inovar no campo da decoração. “Detalhes que antes pareciam inviáveis para a arquitetura de uma casa ou empresa agora podem fazer parte de um plano estratégico de vanguarda, primando por um design mais delicado, com espaços otimizados e todo o glamour e aconchego que a chama do fogo ocasiona”, complementa.

CPARA A ARqUITETA

BETINA GOMES, O GáS

NATURAL é UM ELEMENTO

qUE OPORTUNIzA

PROJETOS INOVADORES

EM EMPREENDIMENTOS

COMERCIAIS

E RESIDENCIAISEd

uard

o Li

otti/

Div

ulga

ção

04 mais energia / ABRIL 2011 / NÚMERO 8 – GáS NATURAL / MERCADO URBANO

Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul – Sulgás Rua Sete de Setembro, 1.069, 5º andar, Centro Histórico, Porto Alegre. Tel.: (51) 3287-2200 / www.sulgas.rs.gov.brDiretor-Presidente: Roberto da Silva TejadasDiretor Técnico-Comercial: Flávio SoaresDiretor Administrativo-Financeiro: Dariu Etchichury Filho

Atendimento ao ClienteGerência Executiva do Mercado Urbano: área responsável pela comercialização do gás natural nos segmentos residencial e comercial. Tel.: (51) 3287-2219 [email protected]ência Sulgás: 0800-54-197-00

ExpedientePublicação trimestral, tiragem de 3.000 exemplares.Coordenação: Gerência Executiva de Marketing e Comunicação – Tel.: (51) [email protected]

c o n t a t o

Produção e Execução:

Edição: Fernanda Reche (MTb 9474) Redação: Patricia CampelloColaboração: Caroline Corso de CarvalhoFoto da capa: Lúcia SimonRevisão: www.pos-texto.com.brEdição de Arte: Silvio Ribeiro

Consumo total: 1,74 milhão m3/diaConsumo Mercado Urbano Comercial: 545.390 m3/ mês Consumo Mercado Urbano Residencial: 32.618 m3/ mês

quantidade de clientes:Mercado Urbano Comercial:

268 clientes contratados, dos quais 197 já consomem o gás natural.

Mercado Urbano Residencial: 10.319 economias contratadas, das quais 2.336 já consomem o gás natural.