Revista TRIBUNA_Ed. 185

32

description

A Revista dos Municípios da Paraíba. Edição 185

Transcript of Revista TRIBUNA_Ed. 185

Page 1: Revista TRIBUNA_Ed. 185
Page 2: Revista TRIBUNA_Ed. 185

2 REVISTA TRIBUNA• MAR • 2016•EDIÇÃO 185

Page 3: Revista TRIBUNA_Ed. 185

3EDIÇÃO 185• MAR • 2016•REVISTA TRIBUNA

Page 4: Revista TRIBUNA_Ed. 185

4 REVISTA TRIBUNA• MAR • 2016•EDIÇÃO 1854 REVISTA TRIBUNA•OUT/2015•EDIÇÃO 181

FundadorBosco Gaspar

Diretor PresidenteManoel Raposo

Diretor AdministrativoWaldeban Medeiros

Diretor FinanceiroMarcelo Raposo

Editor de PolíticaNonato Guedes

Diretor de CirculaçãoAlcides Santos

Gerente de Circulação para o interiorCícero Henrique

ColaboradoresNonato Guedes, Des. Serpa,

Dr. Klécius Leite Fernandes, Assis Camelo Júnior, Nena Martins, Assis

Cordeiro, Ilka Cristina, Waldeban Medeiros, Thereza Madalena

e Fred Menezes

ContatoSales Ferreira

A volta dos “Girassóis”

10Editorial

Editor ResponsávelManoel Raposo

RedaçãoWaldeban MedeirosAssis CordeiroThereza MadalenaNena MartinsJosinato GomesSandro Galvão

Artes GráficasEstampaPB [email protected]

FotosAssessorias, internet, e arquivo pessoal

Tiragem5.000 (cinco mil) exemplares

Esta revista circula em todo o Estado da Paraíba. É um produto de publicaçãojornalística de responsabilidade MR Comunicações Ltda. CNPJ: 07.175.974/[email protected] João Vieira Carneiro, 516Bairro Pedro GondimJoão Pessoa - PB Fones: (83) 3243-7150 - 98741-2184 / 99619-7538

16

11

19

Pavilhão do Chá:o belo abandonado

TCE-PB e Gaeco reforçam parceria contra a corrupção

Legislativo aprova incorporação de gratificação paramédicos de João Pessoa

Focado no Encontro da Militância Girassol como matéria de capa, evento realizado no clube Cabo Branco em João Pessoa que marcou o início das discussões políticas do PSB visando às próximas eleições municipais, a Revista TRIBUNA chega a sua edição de número 185.

O evento, capitaneado pelo governador Ricardo Coutinho serviu também para ratificar o nome do se-cretário João Azevedo como pré-candidato a prefei-to em João Pessoa, nome que conta com o apoio de vários partidos políticos, dentre eles o PSL, PRTB, DEM, PROS e o PPL, de cujos quadros deverá sur-gir o nome para vice-prefeito, bem como os nomes dos pré-candidatos a vereador, completando a chapa girassol.

A revista enfoca ainda uma saudosista matéria sobre um dos pontos turísticos mais emblemáticos de João Pessoa: o Pavilhão do Chá, vista pela lente ati-nada do jornalista Nonato Nunes.

Esta edição se completa com suas tradicionais colunas e assuntos variados sobre municípios parai-banos, princial foco da sua linha editorial, com desta-que para o acurado balanço administrativo da gestão Francisca Mota, do município de Patos. Boa leitura!

Page 5: Revista TRIBUNA_Ed. 185

5EDIÇÃO 185• MAR • 2016•REVISTA TRIBUNA

Inscrições para a XIX Marcha a Brasília em Defesa dos Muni-cípios, de não isentos, podem ser feitas com desconto até dia 20 de abril, segundo informou o presidente da Famup, Tota Guedes. Para incentivar a participação dos integrantes da administração local, além dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) criou essa possibilidade. Aqueles que dese-jam obter o desconto, precisam promover inscrição on-line no site do evento até a data limite.

Todos os anos, a Marcha apresenta uma extensa programação de debates e seminários voltados à realidade da administração municipal. Isso, no sentido de buscar caminhos para o desenvolvimento de uma boa gestão e viabilizando o compartilhamento das inciativas de suces-so, para serem replicadas nas demais Prefeituras do país.

Um exemplo disso foi o debate sobre finanças municipais pro-movido pela área técnica da CNM, no primeiro dia do evento no ano passado. Voltada para os servidores das Secretarias de Finanças/Fa-zenda, o debate abordou, principalmente, alternativas para os Municí-pios aumentarem a arrecadação própria. O auditório estava lotado de gestores interessados nas orientações dos especialistas, que também trataram do Código de Mineração e de como os agentes locais podem se mobilizar para que matérias favoráveis aos cofres do municípios sejam aprovadas no Congresso Nacional, entre outros assuntos.

TemasO debate foi positivo para diversos participantes. E o reflexo

foi identificado pela Confederação ao longo de todo o ano. O mes-mo ocorreu com diversas outras plenárias, como por exemplo as que debateram Meio Ambiente, Saúde, Educação, Agricultura e Defesa Civil. Novamente, na programação deste ano, debates que envolvem o cotidiano da gestão estão previstos em diversas momentos – dentre os dias 9 e 12 de maio, na Capital Federal.

Ao participar da Marcha, os municipalistas vão obter conheci-mento técnico, político e jurídico para auxiliar em sua gestão. Para que o investimento seja feito com maior economia, a CNM aconselha a inscrição seja feita até o dia 20 do próximo mês.

INFORME

O presidente da Famup - Federação das Associa-ções dos Municípios da Paraíba, Tota Guedes, se con-gratula com todos os prefeitos e prefeitas dos municípios que comemoram aniversário de emancipação política no mês de abril, em número de 45 gestores e gestoras, de-sejando a todos os melhores votos de um profícuo, dinâ-mico e transparente trabalho.

Nesta hora de crise, que atinge a todos os setores da vida política e administrativa do país, não podemos deixar de considerar que os municípios brasileiros são os mais sacrificados diante da insensibilidade do Poder Central, que costuma direcionar aos entes federados programas de assistência aos seus munícipes sem a de-vida contrapartida financeira.

A Famup, sob a nossa administração, continua fir-me e forte na luta em defesa dos municípios paraibanos, participando de todas as manifestações que se realizem aqui e em Brasília, favoráveis aos superiores interesses dos nossos associados.

Os municípios que comemoram aniversário de emancipação política em abril são os seguintes: Alcan-til, Algodão de Jandaíra, Alhandra, Amparo, Areia de Baraúnas, Assunção, Baraúnas, Barra de Santana, Ber-nardino Batista, Boa Vista, Boqueirão, Cacimbas, Ca-jazeirinhas, Campo de Santana, Casserengue, Caturité, Coremas, Damião, Gado Bravo, Ibiara, Logradouro, Mato Grosso, Parari, Pedro Regis, Poço Dantas, Poço de José de Moura, Riachão, Riachão de Bacamarte, Riachão do Poço, Riachão de Santo Antonio, Santarém, Santo André, São Bento, São Bentinho, São Domingos de Pombal, São José de Brejo do Cruz, São José de Prin-cesa, São José dos Ramos, Serra Branca, Sertãozinho, Sobrado, Sossego, Sumé, Vieirópolis e Zabelê.

Inscrições para Marcha dos Prefeitos a Brasília podem ser feitas com desconto até o dia 20de abril

5EDIÇÃO 185• MAR • 2016•REVISTA TRIBUNA

Congratulaçõesde Tota

Page 6: Revista TRIBUNA_Ed. 185

6 REVISTA TRIBUNA• MAR • 2016•EDIÇÃO 185

Coutinho ofusca PT

| [email protected]

Nonato Guedes | NO ‘‘FRONT’’ POLÍTICO

Ex-filiado ao PT, do qual saiu em meio a versões de “fritura” dos seus projetos políticos, o governador Ricar-do Coutinho, principal expoente do PSB na Paraíba, ofuscou a antiga legenda ao assumir a liderança de manifestações de rua em João Pessoa contra o impeach-ment da presidente Dilma Rousseff. O chefe do executivo salientou, no discur-so proferido, que não estava defendendo o PT e muito menos quaisquer atos de corrupção. “Vim às ruas para defender a legalidade democrática, que está ame-

açada por orquestração de políticos e partidos derrotados na última campa-nha e que continuam irresignados com o triunfo da vontade popular refletida na reeleição da presidente”, enfatizou, taxativamente. Ricardo mobilizou diri-gentes, militantes e filiados socialistas para o ato público e lamentou que esteja sendo tentado “um golpe parlamentar” para a deposição de uma governante respaldada pelo eleitor.

Ricardo dividiu palanque com inte-grantes do Partido dos Trabalhadores no

Estado. Houve duras críticas, nas mani-festações, ao comportamento do PMDB, classificado como oportunista por ter rompido nacionalmente a aliança que dava sustentação ao governo de Dilma no Congresso. O PSDB foi igualmente alvo de críticas por perseverar na tentativa de viabilizar o impeachment de Dilma via Congresso Nacional. O deputado petista Frei Anastácio Ribeiro sugeriu que os pe-emedebistas deveriam ser premiados com “óleo de peroba” pela postura covarde – segundo ele – adotada em meio à cri-se institucional. Lembrou a participação maciça que o PMDB manteve em cargos federais.

Quem ficou praticamente isolado nas manifestações – pró e contra a pre-sidente Dilma – foi o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, renegado com veemência por líderes petistas de-vido à decisão de abandonar a legenda e ingressar no PSD para concorrer à ree-leição. Da parte do governador Ricardo Coutinho, ele não discute aliança com o PT na capital no segundo turno. No pri-meiro turno, o PT deverá indicar Charli-ton Machado como candidato, enquanto o PSB do governador homologará João Azevedo, até então influente secretário de Infraestrutura do Estado. A avaliação que se faz em hostes políticas é de que a disputa pela Prefeitura de João Pes-soa significará um plebiscito da admi-nistração de Luciano Cartaxo. Ricardo mantém-se na expectativa de vir a ser aquinhoado com recursos federais, em retribuição ao apoio ostensivo que tem dado à presidente Dilma. Ele quer aval para contratação de empréstimo inter-nacional.

Page 7: Revista TRIBUNA_Ed. 185

7EDIÇÃO 185• MAR • 2016•REVISTA TRIBUNA

Ribeiro reivindica ministérios O deputado federal Aguinaldo Ribeiro, do PP-PB, reivindicou que o partido seja contemplado com ministérios estratégicos no governo Dilma Rousseff, justificando que o PP não tem faltado com o apoio à presidente da República nas matérias encaminhadas ao Congresso Nacional, bem como na defesa de programas administrativos que ela tem lançado, com repercussão nas camadas mais carentes da sociedade. Aguinaldo, que na primeira gestão de Dilma exerceu o ministério das Cidades, sugere que agora o PP seja contemplado com a pasta da Educação ou da Saúde e alega que há excelentes quadros em condições de colaborar com

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) afirmou que, embora respeitando manifestações em favor da presidente Dilma Rousseff, mantém o seu ponto de vista de que o Congresso deve levar adiante o processo de impeachment da mandatária, alegando que há inúmeras justificativas para esse procedimento. Entende que a presidente desrespeitou dispositivos legais desde a campanha eleitoral para a sua reeleição em 2014, passando por procedimentos adminis-trativos reprováveis, a exemplo das chamadas pedaladas fiscais que foram contestadas pelo Tribunal de Contas da União. “A presidente tenta sensibilizar a opinião pública com o argumento de que é vítima de um golpe parlamentar. Estranhamente não consegue se defender das acusações que lhe são imputa-das, e isto se dá porque ela tem culpa no cartório e não há como se eximir das responsabilidades. Pelo contrário, deve encará-las”, frisou.

O parlamentar, na condição de líder do PSDB no Senado, tem ocu-pado a tribuna com frequência para expor posicionamentos sobre irregu-laridades que a seu ver foram detectadas por órgãos de investigação e que incriminam autoridades do governo, chegando diretamente ao gabinete da presidente Dilma Rousseff. Disse que as manifestações contrárias ao impeachment aglutinaram, principalmente, integrantes de organizações sindicais e entidades de classe vinculadas ao Partido dos Trabalhadores e alguns setores que temem um golpe militar com o afastamento da pre-sidente. “O perigo do golpe militar é inexistente. Tudo o que está sendo feito pela comissão processante do impeachment na Câmara dos Deputa-dos atende a regras da Constituição Federal”, explicou Cássio, aludindo ao ritual que prevê a investidura do vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), no comando do Planalto. Cássio Cunha Lima alertou que o PT destruiu a sua própria história ao se envolver em escândalos de cor-rupção. “O partido ético tem líderes atrás das grades”, compara ele.

Cássio reafirma posição

a governabilidade. Ele salientou que é um dever de justiça o recrutamento de aliados da base governista para ministérios, principalmente depois que o PMDB decidiu, através do comando nacional, romper com a sustentação política de Dilma. “Essa atitude do PMDB foi reprovável pelo prestígio que ele teve nas administrações do ex-presidente Lula e da presidente Dilma”, acrescentou o parlamentar paraibano, observando que pessoalmente não se coloca como alternativa para nenhum ministério e que seu apoio à presidente independe de concessões políticas que ela venha a fazer. “Tive a honra de ser seu auxiliar e, assim, emprestar uma parcela de contribuição aos programas de desenvolvimento nacional”, declarou Aguinaldo Ribeiro. Por sua vez, o deputado federal Pedro Cunha Lima, do PSDB, reiterou que mantém posição firme em favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff por considerar que ela

extrapolou as atribuições constitucionais do cargo e, desta forma, cometeu abuso de poder - a exemplo do que teria se verificado nas chamadas pedaladas fiscais detectadas pelo Tribunal de Contas da União. Pedro esclareceu que o fato de ser favorável ao impeachment da presidente Dilma não significa que, pessoalmente, ele acredite na saída da mandatária como solução milagrosa para os graves problemas nacionais. “Terá que haver um tempo para o equacionamento de demandas que ficaram acumuladas e que não tiveram da parte do governo o encaminhamento adequado”, sustenta ele. O filho do senador Cássio Cunha Lima (este, líder do PSDB no Senado) observou que o sentimento de reprovação ao governo da presidente Dilma é expressivamente latente em segmentos da população brasileira e que isto deve ser levado em consideração pelos parlamentares que terão a responsabilidade de decidir sobre o destino de Dilma Rousseff.

Page 8: Revista TRIBUNA_Ed. 185

8 REVISTA TRIBUNA• MAR • 2016•EDIÇÃO 185

Manoel Raposo | BASTIDORES| [email protected]

Foi das mais concorridas a posse da nova diretoria da Unimed de João Pessoa, que passa a ter o co-mando do médico Demóstenes da Cunha Lima, ocorrida no final de março no auditório “Ariano Suas-

suna”, do Tribunal de Contas do Estado, na capital paraibana.A solenidade foi muito prestigiada pela classe médica, não

deixando de comparecer outras categorias, como o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Marcos Cavalcante, presidente do Tribunal de Contas do Estado, Arthur Cunha Lima, o arcebispo da Paraiba, Dom Aldo Pagoto, além de várias outras autoridades. Um fato que chamou a atenção de todos foi a presença dos médicos André Pacelli e Fábio Rocha, que foram da chapa oposicionista a Demostenes Cunha Lima. Para eles, “a campanha passou e o mo-mento agora é de união e de trabalho, não havendo mais espaço para picuinhas e outros sentimentos menores”. Melhor para a Unimed.

O prefeito de Itaporanga, Audiberg Alves assinou recen-temente, a ficha de filiação partidária do PSB, deixando o PTB, partido pelo qual se elegeu prefeito em 2012. A saída do edil itaporanguense dos quadros do trabalhismo se deu em função da convocação feita pelo governador Ricardo Coutinho, chefe maior do PSB no Estado. No mesmo dia, o ex-prefeito de Conceição, Alexandre Braga, tomou a mes-ma posição, acompanhado de várias lideranças políticas do município, assinando a ficha do PSB em nova convocação do governador. No Vale do Piancó houve uma verdadeira debandada de lideranças políticas para a sigla comandada pelo governador Ricardo Coutinho, dentre os quais encon-tra-se o prefeito de Pedra Branca, Alan Bastos.

Posse concorrida

Berguin deixa PTB

Alexandre Braga no PSB

O anúncio da filiação do ex-prefeito da cidade de Con-ceição, Alexandre Braga, aos quadros do PSB foi o assunto da vez em todos os recantos da cidade de Conceição. E não foi só isso.

O anúncio, segundo Ale-xandre, virou uma matemática de dar dor de cabeça até nos mais otimistas aliados do pre-

feito municipal, que já se antecipou e anunciou a pré--candidatura à reeleição.

A filiação ocorreu, atra-vés de um convite do próprio governador do Estado, Ri-cardo Coutinho. A reunião, que aconteceu recentemente, foi comandada pelo presi-dente da legenda na Paraíba, Edivaldo Rosas.

Page 9: Revista TRIBUNA_Ed. 185

9EDIÇÃO 185• MAR • 2016•REVISTA TRIBUNA

O deputado Adria-no Galdino (PSB) não perde uma oportunidade de se fazer presente em Campina Grande, onde pretende disputar as elei-

ções municipais deste ano. Ancorado no prestígio do governador Ricardo Coutinho, o presidente da Assembleia Legislativa vem dia a dia aglutinando novas forças para sua campanha. Adriano é deste-mido, corajoso e de muita sorte. Por estas razões, não deve ser ignorado pelas forças politicas tradi-cionais do município.

Constitui-se num verdadeiro absurdo a determinação da direção do Shopping Tambiá de suspender da venda de bebidas alcoólicas nos restaurantes e bares daquele estabelecimento localizados na praça da alimentação, nas terças-feiras. A decisão visa dar lugar aos chamados “rolé”, formados por jovens, na sua maioria constituída por menores moradores da periferia da cidade.

Segundo informações, a medida teria como objeti-vo impedir que os jovens que ali comparecem nas terças feira promovam badernas que, muitas das vezes, trazem medo e constrangimento para as pessoas que ali fazem suas refeições. O lamentável de tudo isto é ver que a di-

Shopping Tambiá

retoria do estabelecimento não encontre condições de oferecer segurança às pes-soas que frequentam aque-la praça da alimentação para almoçar, fazer um lan-che ou mesmo sorver um drink, justamente porque um grupo de menores ba-derneiros, agindo de forma irresponsável, não permita que isto aconteça. Isto sem falar no prejuízo financeiro que a medida acarreta aos proprietários dos restau-rantes e lanchonetes que fi-cam privados da freguesia nas terças-feiras.

O deputado Branco Mendes (PEN) tem mantido constantes reuniões com as lideranças nos diversos municípios paraibanos que formam a sua base política. Sexta-feira última, ele reuniu--se com o candidato a prefeito de Ibiara, Nenivaldo Barros, que na ocasião estava acompanhado de quatro vereadores dos sete que lhe apoiam naquele municí-pio. Branco Mendes revelou que está confiante no que se refere às eleições municipais de Alhandra, município onde foi Prefeito, por duas vezes. O objetivo de Branco é reconquistar a Prefeitura tendo em vista a péssima gestão que o atual prefeito vem realizando na-quele município.

Branco fortalecido

Adriano em CG

Page 10: Revista TRIBUNA_Ed. 185

10 REVISTA TRIBUNA• MAR • 2016•EDIÇÃO 185

Por Nonato Guedes

O engajamento direto do gover-nador Ricardo Coutinho na pré-campanha do secretário João Azevedo a prefeito de

João Pessoa pelo PSB está empolgan-do seguidores de RC remanescentes do agrupamento dos “girasssóis”, como era denominado o Coletivo que contribuiu para as vitórias obtidas em 2004 e 2008, em campanhas memoráveis pilotadas pelo próprio Ricardo. Nos últimos dias, o PSB realizou um Encontro da Mili-tância Girassol no Clube Cabo Branco, que marcou o início das discussões para o processo eleitoral, conforme admite Ronaldo Barbosa, presidente do dire-tório municipal. O governador, além de exaltar as qualidades de Azevedo como administrador, aproveitou seu discurso para criticar a gestão do prefeito Luciano Cartaxo (ex-PT, hoje PSD), que disputará a reeleição.

- João Pessoa está padecendo nas mãos do prefeito Luciano Cartaxo, que acabou com a Cultura, com espaços de convivência social e não avançou no oferecimento de soluções para os proble-mas de mobilidade urbana - diagnosticou Ricardo, sob aplausos. O chefe do Exe-cutivo qualificou a gestão de Cartaxo de “governo cara-pálida, sem discurso, sem

ação, sem planejamento algum, demons-trando que está perdido no tempo e no es-paço”. No reverso da medalha, enfatizou que Azevedo não é apenas um grande téc-nico. “Ele também sabe tomar decisões políticas importantes”, acrescentou. Aze-vedo, de acordo com o governador, foi uma espécie de “pai” do conjunto habita-cional Valentina Figueiredo, um dos mais populosos de João Pessoa, pois, como engenheiro, trabalhou na construção das primeiras casas do complexo, nos idos da década de 80.

Por sua vez, a deputada Estelizabel Bezerra, que em 2012 foi candidata e teve votação surpreendente para uma neófita política, prognosticou que o PSB conse-guirá reaver o comando da prefeitura da Capital graças à escolha de João Azevedo como candidato, ao reconhecimento à sua capacidade administrativa demonstrada na Secretaria de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tec-nologia do Estado e também ao reconhe-cimento popular à administração de Ri-cardo Coutinho pelos benefícios que tem proporcionado a João Pessoa. A definição para vice na chapa encabeçada por João Azevedo ainda é uma incógnita e poderá estar condicionada a composições políti-cas com outros partidos que o apoiarão, segundo afirma Ronaldo Barbosa. O Par-tido Socialista já tem 37 pré-candidatos

a vereador nas eleições deste ano. Até agora, mais de dez partidos ofereceram apoio à pré-candidatura de João Azeve-do, entre eles o Partido Social Liberal, o PRTB, o DEM do ex-senador Efraim Mo-rais, o PROS e o PPL - Partido da Pátria Livre. “Por enquanto, estamos exploran-do afinidades com agremiações que vão participar da corrida eleitoral”, expressa Ronaldo Barbosa.

O governador, como todos reconhe-cem no ajuntamento girassol, é o grande eleitor. Natural de João Pessoa, ele foi ve-reador e prefeito duas vezes, desincom-patibilizando-se para ser candidato ao Governo do Estado em 2010. Com o seu afastamento da Prefeitura, assumiu o ar-quiteto Luciano Agra, seu então vice, que rompeu com Ricardo e se aliou a Luciano Cartaxo na preparação da campanha deste a prefeito em 2012. A exemplo de Esteli-zabel, Azevedo é neófito em política, mas seu marketing já está sendo trabalhado por recomendação do governador e ele man-tém uma página atualizada na internet em que aborda problemas da população pes-soense e apresenta alternativas para equa-cioná-los. “O povo é sábio e fará a melhor escolha nas urnas”, afirma, confiante, o governador Ricardo Coutinho, que conta com aliados na Assembleia Legislativa e na Câmara Municipal para fortalecer a lo-gística da campanha de Azevedo.

A VOLTA DOS “GIRASSÓIS”

Page 11: Revista TRIBUNA_Ed. 185

11EDIÇÃO 185• MAR • 2016•REVISTA TRIBUNA

Legislativo aprova incorporação de gratificação para médicos de João Pessoa

O Plenário da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) votou, na sessão ordi-nária do último dia 30 de março, 15 matérias oriundas do Executivo pessoense, sendo 14 vetos e um Projeto de Lei Complementar (PLC). Este último, aprovado por unanimidade pelos parlamentares, tem como objetivo principal permitir a

incorporação, para fins de aposentadoria, de gratificação salarial para médicos que atuam na Capital paraibana. As emendas propostas à matéria pelo vereador Lucas de Brito (PSL) não foram acatadas.

O PLC 40/2016 altera a Lei Complementar nº 51/2008, criando a Representação por Atividade Médica (RAM) e regras de incorporação dessa gratificação para fins de aposen-tadoria. Segundo a proposta da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), conforme a jornada semanal de trabalho e o tempo de serviço efetivamente prestado na Rede Municipal de Saúde, os médicos podem ter de 20% a 70% do total desse benefício incorporado perma-nentemente aos seus salários.

Em mensagem enviada ao Legislativo Municipal, o prefeito Luciano Cartaxo (PSD) explicou que a matéria visa a substituir a Gratificação de Desempenho de Produção (GDP) por uma rubrica permanente, a RAM, que integre a remuneração dos profissionais e, no futuro, implique reflexo progressivo em suas aposentadorias. Segundo o gestor, a medida é importante para valorizar a classe médica que atua no Município, a qual sempre reivindicou melhores perspectivas na carreira.

Emendas parlamentares não foram acatadas

Após a aprovação do texto prin-cipal, entraram em pauta três emen-das substitutivas propostas por Lu-cas de Brito. Segundo justificou o parlamentar, elas eram sugestões da própria classe médica, que não teria considerado plenamente atendidos os pleitos da categoria no PLC do Exe-cutivo.

Segundo as propostas de mo-dificações, os valores da RAM, que, na proposta original, variam entre R$ 1.650,00 e R$ 3.225,00 (confor-me jornadas semanais de trabalho de 20h a 40h), passariam a constar de R$ 2.092,80 até R$ 4.185,60.

As outras alterações seriam refe-rentes ao percentual de incorporação da RAM para fins de aposentadoria. Na proposta da PMJP, a gratificação poderá ser incorporada ao salário em 20%, aos 24 meses de trabalho, até o limite de 70%, quando completados 84 meses de serviços prestados ao Mu-nicípio. A proposta de Lucas de Brito era de que, completados 120 meses (ou seja, dez anos), a gratificação sa-larial pudesse ser 100% incorporada.

Após debate no plenário, a vota-ção resultou em 11 vereadores favorá-veis às modificações ao PLC e outros 14 contra. Dessa maneira, as emendas não foram acatadas, mantendo-se o texto original enviado pela PMJP.

Os vereadores Lucas de Brito, Raoni Mendes (DEM) e Renato Mar-tins (PSB) lamentaram a rejeição das emendas. O autor das propostas argu-mentou que, quando se aposentam, os médicos têm uma perda de metade de seus rendimentos. Raoni Mendes acrescentou: “É inadmissível que um médico se aposente com salário de R$ 1.800,00”.

Já os parlamentares Dinho (PMN) e Marco Antônio (PHS) fri-saram que a aprovação do projeto original já era um ganho significati-vo para a categoria. “Evidentemente, administrar é atender solicitações e contrariar outras, não tem jeito. Al-gumas conquistas vêm devagar, e agora vamos trabalhar em cima des-sa conquista”, afirmou o líder Marco Antônio.

Page 12: Revista TRIBUNA_Ed. 185

Nena Martins | VARIEDADES| [email protected]

Josival Pereira

Paraibano de Cajazeiras,

radialista e jornalista.Apresentador do

Programa Tambaú Debate (SBT-PB)

O governador Ricardo Coutinho inaugurou a pavimentação asfáltica da Rodovia PB-356/354 que beneficia mais de 9 mil habitantes das cidades de Nova Olinda e Pedra Branca.

Ricardo entrega rodovia e autoriza sistema de abastecimento d’água para Nova Olinda e Pedra Branca

Marcondes Gadelha volta à Câmara Federal

“Os vereadores precisam ir onde o povo estar. Naturalmente, a casa legislativa precisa estar aonde o povo possa ir com mais facilidade”

Com este bordão, elogiamos a atitude do presidente da casa, vereador Flávio Mangueira Belmiro (PT), e de toda bancada que aprovou a reforma da antiga Prefei-tura de Conceição, que hoje abriga a sede da Câmara de Vereadores Casa Salustiano Leite. Além de ser um prédio antigo, a ideia de restaurar e ser devolvido ao povo em grande estilo, no sentido de estarem presentes durante a realização das sessões com maior comodidade em termos de acesso, embelezou o centro da cidade, localizada especificamente na avenida principal, Solon de Lucena. A Câmara de Vereadores ficou instalada no Centro Administrativo Governador Wilson Leite Braga por muitos anos e uma das reclamações da popula-ção sempre foi por ficar distante do Centro da cidade. Assim, Conceição recebe de volta um dos prédios mais bonitos e importantes para a história do nosso povo.

Jesus Cristo é o senhor! Filipenses: 10:11

Destaque

O defensor da transposição do São Francisco, de-putado federal Marcondes Gadelha ,vice-presidente do PSC Nacional e presidente do partido no estado

da Paraíba, assume a vaga do deputado Pedro Cunha Lima (PSDB) por algum tempo. Pedro está afastado para fazer mestrado em outro país. O deputado Marcondes Gadelha disse que assumir este mandato é mais um desafio em sua carreira parlamentar. Marcondes leva na bagagem temas como Recursos Hídricos que sempre foi uma das principais preocupações no Estado da Paraíba e em todo Nordeste.Gadelha já exerceu o cargo de deputado federal por seis legislaturas, nos períodos de 1971 a 1975, 1975 a 1979, 1979 a 1983, 1999 a 2003, 2003 a 2007 e 2007 a 2011. Também exerceu o cargo de senador da República no período de 1983 a 1991.

Este é o 36º acesso rodoviário feito por meio do Programa Caminhos da Paraíba, representando investimentos de quase R$ 10 milhões, com recursos do Tesouro Estadual. A Rodovia PB-356/354 tem 13 km de extensão e passou pelos serviços de terraplenagem em cortes e aterros, pavimentação asfáltica, drenagem profunda e superficial, cercas delimitadoras, paisagismo, implantação de sinalização horizontal e vertical, pontes com vão de 40 metros e bueiros. Pelo local trafegam cerca de 166 veículos por dia. Ele também assinou uma Ordem de Serviço para a construção de um sistema de abastecimento de água para atender a região. O valor total do investimento é de mais de R$ 13 milhões. A ação vai beneficiar os habitantes dos municípios de Nova Olinda, Pedra Branca e também Itaporanga.

Foto: Ricardo Dantas

Câmara de Vereadores de Conceição ganha sede própria

12 REVISTA TRIBUNA• MAR • 2016•EDIÇÃO 185

Page 13: Revista TRIBUNA_Ed. 185

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou no último dia 16 de março o pro-jeto de lei 554/15, do deputado

Adriano Galdino, presidente da casa, que dispõe sobre a cassação da inscrição do ICMS de qualquer empresa que faça uso direto ou indireto do trabalho escravo ou em condições análogas à escravidão.

Para Galdino, é inadmissível que este tipo de conduta trabalhista ainda seja empregada pelas empresas e qualquer sanção contra quem for identificada com este tipo de trabalho merece ser aplicada.

“Não podemos aceitar que o traba-lho escravo ainda exista no nosso país, por isso busquei, através da alteração da lei nº 10.364/2014, que se dificulte ainda mais a atuação dessas empresas no nosso Estado”, comentou. No mesmo dia, ain-

ALPB aprova projeto que pune trabalho escravo e descarta proibição do Uber na Paraíba

da foi aprovado o projeto de lei 427/15, do deputado Tovar, que dá prioridade de tramitação do processo administrativo para a aplicação da suspensão e cassação da Carteira de Habilitação e também foi aprovada Proposta de Emenda à Cons-tituição (PEC), de autoria do deputado Bosco Carneiro, e dois projetos de reso-lução.

UberA Comissão de Constituição e Jus-

tiça (CCJ) da ALPB apreciou, durante reunião ordinária do dia 22 de março, 16 matérias, aprovando 11 Projetos de Lei. Entre os projetos rejeitados, está um que descarta a proibição do Uber na Paraíba.

O Projeto de Lei 438/2015, de au-toria do deputado João Gonçalves, foi descartado pela CCJ por ser considerado

inconstitucional. “A legislação proposta pelo deputado não seria possível, pois se faz uma reserva de mercado. Os servi-ços vão se adaptando às novas formas de oferta e o Uber é o uma opção do consu-midor”, justificou a presidente da Comis-são, Estela Bezerra.

Entre os 11 projetos aprovados, está o 549/2015, de autoria do deputado Her-vázio Bezerra. O projeto reconhece como patrimônio imaterial da Paraíba o Cor-del do Pavão Misterioso. “A iniciativa é pertinente, principalmente no momento em que estamos rediscutindo as compe-tências legais para a demarcação da terra e, dentro do conceito de preservar nossa civilização, a nossa memória e preservar nossa história, nós temos uma dívida his-tórica com os povos indígenas”, destacou o parlamentar. As matérias aprovadas se-guem para apreciação em plenário.

13EDIÇÃO 185• MAR • 2016•REVISTA TRIBUNA

Page 14: Revista TRIBUNA_Ed. 185

14 REVISTA TRIBUNA• FEV • 2016•EDIÇÃO 184

Des. José Di Lorenzo Serpa | Ponto de Vista

14

O homem vem ao mundo e para se comunicar o faz com palavras. É o que to-dos sabemos.

No entanto, há palavras ou fra-ses que chegam a modificar as nossas vidas e outras, não. Se procurarmos na história as encontraremos. Falo as-sim, porque várias vezes os Fariseus interceptaram a Jesus através da fala e, claro, sobre o seu comportamento ao fazer milagres nos dias de sábado, como se existisse um dia propício para prática do bem.

Não quero, dentro da minhas li-mitações de leigo, julgá-las, até por-que eles, os fariseus, aplicaram a lei e tradições antigas, não se adaptando à nova pregação de Jesus. Pois bem, na-quele tempo, e já se faz muito tempo,

ao interceptarem o mestre porque seus discípulos não lavaram as mãos antes das refeições, inclusive as jarras e os copos.

Conta-se que o mestre lhe teria respondido que devíamos nos preocu-par com o que da boca sai e não o que pela boca entra. Com certeza, uma li-ção e, como toda novidade, eles não a compreendiam.

É sempre assim que acontece, o velho resistindo ao novo, através dos tempos.

Com o novo ou novos ensinamen-tos, encontra-se uma nova explicação, novo jeito de ver e interpretar os fatos. E, assim, fica explicado que impuros são os nossos pensamentos, de ódio ou rancor, de superioridade ou de ga-nância, sentimentos impuros que nos

levam a revoltas e guerras, que já ti-vemos tantas e ainda existem no pano-rama mundial, tudo isso se esbarra, ao nosso ver, em descobrir quem está com a verdade, se o antigo ou novo, depen-dendo da ótica de cada um.

Às vezes, não se pode radicalizar, mas devemos procurar compreender que a história é dinâmica e os conceitos vão se modificando através dos tempos.

Preto ou branco, alto ou baixo, pu-ros ou impuros, mas sempre sujeitos a novas interpretações.

O que não pode acontecer é a per-manência das interpretações no contex-to da história. No entanto, muitos paga-ram tão caro por aplicar aos fatos um novo entendimento, uma nova interpre-tação. Sendo que um deles aconteceu em Jerusalém e já faz tanto tempo...

REVISTA TRIBUNA• FEV • 2016•EDIÇÃO 184

Page 15: Revista TRIBUNA_Ed. 185

15

Contando com a ilustre presen-ça do ministro das Cidades e presidente nacional do Partido Social Democrático (PSD),

Gilberto Kassab, o diretório local realizou sua pré-convenção municipal em Sousa no dia 18, visando ratificar o nome do empresário Zenildo Oliveira Rodrigues como opção da legenda para comandar os destinos da cidade “Sorriso”, a partir do pleito eleitoral que se aproxima.

O evento, dividido em duas partes, contou ainda com as presenças depu-tado federal, Rômulo Gouveia, do ex--deputado federal Inaldo Leitão (PP), do deputado Estadual Inácio Falcão, além de lideranças politicas do município e região. A primeira parte constou de uma entrevista coletiva realizada na residên-cia do empresário que reuniu dezenas de jornalistas, repórteres e cinegrafistas dos mais diversos veículos de comunicação

do estado. Na ocasião, o ministro Kassab garantiu que as obras planejadas pelo seu Ministério para a cidade de Sousa não sofreriam solução de continuidade, des-tacando ainda a importância do fortale-cimento do PSD em Sousa e em todo o Sertão paraibano. Para ele, o presidente e pré-candidato a prefeito Zenildo Oliveira representa a nova proposta para conduzir futuramente os destinos de Sousa.

Por sua vez, o deputado federal e presidente estadual da sigla, Rômulo Gouveia, destacou a força da pré-can-didatura de Zenildo Oliveira, e garantiu que o PSD está pronto para ir às ruas levando suas propostas de mudança e transformação e um momento para mar-car o lançamento da pré-candidatura dos filiados do partido ao cargo de vereador e prefeito, este último na pessoa do em-preendedor de sucesso internacional Ze-nildo Oliveira.

PSD realiza pré-convenção

Em seguida, todos se dirigiram para o Sousa Ideal Clube onde a segunda par-te do evento foi realizada. Diante de uma multidão que lotou todas as dependências daquele sodalício, foram eleitos por acla-mação os membros do partido que irão compor o Diretório Municipal do PSD em Sousa, bem como a indicação de no-mes dos pré-candidatos a prefeito e a ve-readores do próximo pleito eleitoral, nos termos do Estatuto do partido.Quando o nome do empresário Zenildo Oliveira foi confirmado como pré-candidato a prefei-to de Sousaa multidão em delírio o aplau-diu por diversos minutos, num atestado claro da aceitação do seu nome para co-mandar os destinos de Sousa a partir das próximas eleições.

Na sua fala, Zenildo afirmou que“esses novos filiados estão vindo para a sigla para somar força ao partido que tem projetos e ideais comprometidos com o am-plo desenvolvimento de Sousa. Fico feliz em ter meu nome lembrado por Kassab, Rômulo, bem como pela população de Sou-sa para disputar a prefeitura da cidade onde nasci e decidi viver e investir. Demonstra-ções de carinho como essas que tive hoje só reforçam minha responsabilidade com esse projeto colaborativo que estamos pro-movendo para o desenvolvimento da nossa cidade. Esta é uma aspiração acalentada de há muito tempo”, completou ele.

A ocasião serviu também para o lan-çamento da edição de nº 184 da revista Tribuna, cujoassunto de capa foi uma ampla reportagem sobre a trajetória vi-toriosa e o perfil empreendedor do em-presário Zenildo Oliveira, presidente do Grupo “Pau Brasil”, um conglomerado de empresas que vai da venda de cerveja (re-presentante da Ambev), alimentos (lojas de conveniência e restaurante) e veículos automotores.

Neófito em política, Zenildo Oliveira foi brindado com o excelente artigo, in-serido nesta revista, intitulado A Hora do Novo, assinado pelo ex-deputado federal Inaldo Leitão que, com muita propriedade, escreveu: “É neste cenário que se insere a candidatura do empresário sousense Zenil-do Oliveira. Sem passado como candidato, penso que se emoldura com precisão no anseio do eleitorado de apostar no novo. Zenildo é o que os americanos chamam de self mademan, isto é, aquele que se fez por seus próprios méritos”.

Com Folha do Sertão

Sousa

EDIÇÃO 185• MAR • 2016•REVISTA TRIBUNA

Page 16: Revista TRIBUNA_Ed. 185

16 REVISTA TRIBUNA• MAR • 2016•EDIÇÃO 185

Por Nonato Nunes

Coube ao governador Francisco Camilo de Holanda fazer os primei-ros melhoramentos na área ao lado do Palácio da Redenção, já no ano seguinte à sua posse (1917). A cons-trução do coreto, ainda de pé, foi um desses projetos executados pela administração do governador, tido como um dos grandes benfeitores da cidade durante todo o período do seu mandato (1916 – 1920). Antes desses melhoramentos, os quais transfor-maram toda a área num ambiente de passeio e lazer para a população, o local, conhecido na sua totalidade como praça Venâncio Neiva, onde está o belíssimo Pavilhão do Chá, era

um terreno sem qualquer atrativo e, até certo ponto, abandonado.

Anos depois, já no governo de João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque (1928 – 1930), é que foi iniciada a cons-trução do Pavilhão do Chá. O nome evoca o tradicional costume inglês do chá das cinco, um hábito mantido até os dias atuais. No entanto, o Pavilhão só viria a ser inaugurado no governo de Antenor Navarro (1930 – 1932), após o assassinato do presidente João Pessoa Cavalcanti, no famoso episódio da Confeitaria Glória, em Recife (PE), ocorrido em 26 de julho de 1930. A nova edificação não apenas embelezou o local, como também serviu de área de lazer para os ainda poucos moradores da cidade de Parahyba do Norte, que

Historiador Humberto Melo

Governador João Pessoa Cavalcanti

PAVILHÃO DO CHÁ: o belo abandonado

Page 17: Revista TRIBUNA_Ed. 185

17EDIÇÃO 185• MAR • 2016•REVISTA TRIBUNA

depois teria o seu nome mudado para João Pessoa, em homenagem ao presi-dente assassinado. De uns tempos para cá, porém, a área, considerada uma das mais belas, atraentes e bucólicas do Estado da Paraíba, vem sendo abando-nada por seguidas administrações.

Em 2010, a administração mu-nicipal fez uma primeira restauração do edifício, mas os efeitos não tiveram muita visibilidade, uma vez que tudo voltou ao estágio anterior, ou seja, de abandono. Nada funcionou a contento e o velho Pavilhão do Chá voltou a ser abandonado. Dois anos depois, uma nova restauração foi iniciada, desta vez a cargo da arquiteta Suenny Go-mes. Foi feita uma espécie de “festa de inauguração”, foram convidados

historiadores, jornalistas, escritores e autoridades dos mais diversos esca-lões. A população, inclusive o historia-dor Humberto Melo, um dos grandes conhecedores da história paraibana, acreditou que a partir daquela res-tauração a área finalmente seria revi-talizada como deveria. Mas, de novo, nada ocorreu. Agora, quem passar pela praça Venâncio Neiva, após uma certa hora da noite, corre o sério risco de ser assaltado, pois passou a ser área de risco para a população. Há anos o local vem sendo frequentado por pros-titutas e usuários de drogas, sem que algo de positivo seja efetivamente feito para devolver a área ao público com sua revitalização feita de forma res-ponsável.

PAVILHÃO DO CHÁ: o belo abandonado

Page 18: Revista TRIBUNA_Ed. 185

18 REVISTA TRIBUNA• MAR • 2016•EDIÇÃO 185

O Superior Tribunal de Justiça, por meio do ministro Ericson Maranho (de-sembargador Convocado do Tribunal de Justiça de São Paulo), arquivou denúncia proposta pelo Ministério Público da Pa-raíba contra o atual prefeito de Coremas, Antônio Carlos Cavalcanti Lopes, que havia sido condenado pelo Tribunal de Justiça da Paraíba.

O Ministério Público da Paraíba

Agricultores da zona rural do município de Santana dos Garrotes, no Sertão paraibano, a 421 km de João Pessoa, es-tão próximos de iniciar a colheita do arroz vermelho, um dos produtos que dão destaque e classificam alguns municípios do Vale como região do arroz vermelho na Paraíba.

Uma das propriedades produtoras tem área estimada de sete hectares, aproximadamente sete campos de futebol, e deve colher cerca de 24 toneladas do grão. “Eu tenho 48 anos e desde que me lembro nós plantamos o arroz vermelho. Minha mãe e meu pai, muito antes de eu e meus irmãos nascermos, já plan-tavam o arroz. Então é uma cultura que há mais de 60 anos traz renda para nossa família e para moradores de diversas cidades aqui da região”, contou Jaelson.

Segundo o agricultor, a preparação da terra para receber as sementes do arroz vermelho começou em dezembro, tanto em Santana dos Garrotes quanto em Serra Branca, Aroeiras e Cabaceiras, que são outras cidades produtoras do grão.

STJ arquiva ação penal contra prefeito de Coremas

havia interposto denúncia contra o prefei-to de Coremas, tendo o Tribunal de Justi-ça da Paraíba julgado procedente a ação penal. O Prefeito de Coremas, Antônio Carlos Cavalcanti Lopes, recorreu da de-cisão do Tribunal de Justiça da Paraíba, alegando a existência de prescrição. O Superior Tribunal de Justiça, ao analisar o recurso, acolheu a argumentação e de-terminou o arquivamento do processo.

O Superior Tribunal de Justiça, por meio do ministro Ericson Maranho, de-terminou o arquivamento da ação penal e concluiu dizendo o seguinte: “nos termos da fundamentação supra, dou provimento ao agravo regimental para declarar extin-ta a punibilidade do ora agravante, pela superveniência da prescrição da preten-são punitiva estatal, nos termos do art. 107, IV cc arts. 109, III, e 110, § 1º, todos do Código Penal”.

Segundo o advogado Newton Vita, “a defesa conseguiu demonstrar a inci-dência da prescrição retroativa, razão do arquivamento da ação penal em desfavor do Prefeito, argumento, inclusive, reco-

nhecido pelo próprio Ministério Público, autor da ação penal”.

O prefeito de Coremas comemorou a decisão, dizendo que sempre pautou sua vida pública pela correção, já foi prefei-to por oito anos, estando no seu terceiro mandato, e sempre teve o compromisso e o respeito com o erário público, fato de-monstrado pela sua história e pelos oito anos de contas aprovadas pelo Tribunal de Contas da Paraíba.

Agricultores vão colher 24t de arroz vermelho, mesmo com a seca, no Sertão da Paraíba

Durante dois meses, o agricultor contou que ele e seus ir-mãos foram se revezando no cuidado da plantação, utilizando água de poço da propriedade para garantir a irrigação em tem-pos de estiagem.

No mês de março, a plantação do arroz vermelho chegou a um dos estágios principais para o desenvolvimento final. De acordo com Jaelson, diversas plantas já atingiram a marca de 1,5 metros de altura e os grãos estão em ótimo estado.

A previsão é de que a colheita do arroz vermelho aconteça entre o fim do mês de abril e início do mês de maio.

Após a colheita, o arroz vermelho é vendido para cidades vizinhas e ajuda na renda das famílias. A importância da cultura é histórica na região, mas, para Jaelson, a produção deveria re-ceber mais apoio.

Page 19: Revista TRIBUNA_Ed. 185

19EDIÇÃO 185• MAR • 2016•REVISTA TRIBUNA

O presidente do Tribunal de Con-tas do Estado, conselheiro Arthur Cunha Lima, recebeu o comando do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Cri-me Organizado (Gaeco) para o reforço de providências destinadas ao endurecimen-to do combate à corrupção e ao desvio de dinheiro público na Paraíba.

“Queremos estreitar, ainda mais, os nossos laços a fim de conter não apenas os desmandos e avanços no patrimônio e recursos da sociedade, mas, ainda, para o resgate de tudo aquilo que tenha sido

TCE-PB e Gaeco reforçam parceria contra a corrupção

desviado dos cofres públicos”, contou o presidente do TCE-PB ao término do en-contro.

Coordenador do Gaeco, o promo-tor de Justiça Otávio Paulo Neto pediu a participação do Tribunal, também, nos trabalhos de investigação conduzidos no âmbito da “Operação Desumanidade”, tí-tulo tomado pela ação judicial e policial que apura, no Sertão paraibano, o alcance de verbas destinadas a obras nas áreas de saúde e educação.

Do encontro, no gabinete do conse-

lheiro Arthur Cunha Lima, ainda partici-param o representante da Controladoria Geral da União, Gabriel Wright, e os pro-motores Rafael Linhares e Manoel Casi-miro e técnicos do TCE-PB.

A ocasião serviu, ainda, ao reforço do compromisso da troca de informa-ções entre ambos os parceiros quando relacionadas ao andamento de processos instaurados, na área do Ministério Públi-co, com base em inspeções do Tribunal de Contas.

Page 20: Revista TRIBUNA_Ed. 185

20 REVISTA TRIBUNA• MAR • 2016•EDIÇÃO 185

Sandro Galvão | SOCIAL| [email protected]

A empresária Rosângela Bastos comemora seu mais novo empreendimento no ramo da beleza, no bairro do Bessa, na capital

Palowa e Moacyr Arcoverde reúne amigos em seu apartamento em momento de descontração

Noite de beleza talento e sabedoria poética. Foi assim que Ana Adelaide Peixoto Tavares lançou, recentemente, seu livro na Fundação Casa de José Américo

Vicente Ferreira reuniu amigos e familiares para comemorar o seu aniversário

O advogado Marcelo Raposo e esposa, depois de um giro pela Europa, estão de volta a João Pessoa

Sessão bastante prestigiada por empresários, autoridades, médicos cooperados e formadores de opinião. Foi nesse clima que Demostenes Cunha Lima tomou posse como novo presidente da Unimed-JP. O evento aconteceu no Centro Cultural Ariano Suassuna, do Tribunal de Contas do Estado

Maria Lúcia Jurema, acompanhada pelo esposo, o jornalista Abelardo Jurema, comemorou seu aniversário em grande estilo, no Paço do Leões

O advogado Cleanto Gomes

faz parte da lista trípice do

Tribunal de Justiça da Paraíba

para o cargo de juíz eleitoral a

ser escolhido pela presidente Dilma

Page 21: Revista TRIBUNA_Ed. 185

21EDIÇÃO 185• MAR • 2016•REVISTA TRIBUNA

Gestão Ronaldo Queiroz intensifica ações na agricultura, educação e infraestrutura

GurjãoREVISTA A ISTA A TRIBUNA | A REVISTA DOS MUNICÍPIOS DA PARAÍBA | REVISTA A TRIBUNA | A REVISTA

A atual gestão municipal da cida-de de Gurjão, que tem à frente o prefeito Ronaldo Queiroz, tem ganhado destaque pelo

trabalho que vem desenvolvendo para au-mentar a qualidade de vida da população. Para isso, o gestor vem desenvolvendo iniciativas que resultam no reconheci-mento local e estadual. Apesar de atuar em todas as áreas, a Educação, a Infra-estrutura e a Agricultura ganharam desta-que na atuação do prefeito Ronaldo Quei-roz nos primeiros anos de seu mandato.

Educação A atual gestão tem desenvolvido,

desde o seu início, ações de manutenção da rede básica de educação e de criação de oportunidades, que devem se repetir também em 2016. Neste sentido, a Pre-feitura vem desenvolvendo aulões mi-nistrados por professores reconhecidos em suas diferentes áreas. A preparação acontece todo sábado, com programação durante todo o dia. Geralmente, ao final é realizado um simulado para que o aluno vivencie a experiência do Enem, estando familiarizado com o processo de seleção exigido. O simulado utiliza os mesmos parâmetros da prova nacional, obedecen-do horários, quantidade e qualidade de questões.

Água e AgriculturaApesar das chuvas que caem na re-

gião, nos últimos meses os reservatórios continuam em situação crítica. Em Gur-jão a situação não é diferente, o açude que abastece a cidade ainda não recebeu água suficiente para voltar a atividade normal. Na zona rural o abastecimento se mantém através de ações emergenciais promovi-

das pela prefeitura, que desenvolve pro-jetos de sustentabilidade hídrica com re-cursos próprios e também com parcerias.

Foi exatamente através de uma boa parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Cariri Ocidental (Cisco), que a Prefeitura desenvolveu o maior progra-ma de construção de cisternas no muni-cípio. Apenas no atual mandato, já foram construídas quase 100 cisternas na zona rural, que já foram entregues às famílias. Agora, o programa desenvolve sua nova fase com a construção de mais 40 cister-nas.

Os reservatórios como barragens, açudes e barreiros de todo o município de Gurjão estão sendo recuperados pela Prefeitura por meio das Secretarias de Desenvolvimento Rural e Infraestrutura. Todo o maquinário da administração está sendo usado nessas recuperações, inclusi-ve as máquinas do PAC, como retroesca-vadeira e caçamba.

Sanidade animalA Secretaria de Desenvolvimen-

to Rural de Gurjão desenvolve trabalho contínuo no atendimento aos produtores rurais do município com o Programa de Sanidade Animal. O programa é realizado com recursos próprios e visa o desenvol-vimento de atividades para prevenção de doenças nos rebanhos bovino, caprino e ovino. Dentre as atividades do Programa de Sanidade Animal estão as campanhas de vacinação contra febre aftosa, que re-cebem total apoio da administração muni-cipal com divulgação e disponibilidade de funcionário habilitado para realizar a vaci-nação nas propriedades de produtores com até 30 animais. Um aumento considerável no número de atendimentos já que em ou-

tras gestões a vacina era aplicada em um número máximo de 10 doses por criador.

InfraestruturaA atual gestão municipal tem dado

especial atenção à manutenção e abertura de novas estradas no município. Ao lon-go de seu mandato, o prefeito Ronaldo Queiroz vem ganhando destaque na re-gião pela forma otimizada com a qual tem atuado na manutenção das estradas, além da criação de novas vias, buscan-do sempre contribuir com o desenvolvi-mento pleno do potencial econômico de Gurjão. Dentro desta lógica está a recu-peração da PB 176, no trecho que liga a cidade de Gurjão à BR 412 que foi re-cuperada pelo DER por meio de parce-ria com a Prefeitura Municipal. São 12 quilômetros de asfalto que ganharam ser-viços de tapa-buracos e recuperação de parte da malha viária que ficou desgasta-da com o passar do tempo.

Prefeito Ronaldo Queiroz

Page 22: Revista TRIBUNA_Ed. 185

22 REVISTA TRIBUNA• MAR • 2016•EDIÇÃO 185

REVISTA TRIBUNA | A REVISTA DOS MUNICÍPIOS DA PARAÍBA | REVISTA TRIBUNA | A REVISTA DOS MUNICÍPIOSREVISTA TRIBUNA | A REVISTA DOS MUNICÍPIOS DA PARAÍBA | REVISTA TRIBUNA | A REVISTA DOS MUNICÍPIOS

Page 23: Revista TRIBUNA_Ed. 185

23EDIÇÃO 185• MAR • 2016•REVISTA TRIBUNA

REVISTA A ISTA A TRIBUNA | A REVISTA DOS MUNICÍPIOS DA PARAÍBA | REVISTA A TRIBUNA | A REVISTA

Page 24: Revista TRIBUNA_Ed. 185

24 REVISTA TRIBUNA• MAR • 2016•EDIÇÃO 185

Page 25: Revista TRIBUNA_Ed. 185

25EDIÇÃO 185• MAR • 2016•REVISTA TRIBUNA

Page 26: Revista TRIBUNA_Ed. 185

26 REVISTA TRIBUNA• MAR • 2016•EDIÇÃO 185

REVISTA TRIBUNA | A REVISTA DOS MUNICÍPIOS DA PARAÍBA | REVISTA TRIBUNA | A REVISTA DOS MUNICÍPIOS

Leonice Lopes consegue R$ 1 mi do Ministério das Cidades e deve investir na pavimentação de ruas

Boa Ventura

A prefeita de Boa Ventura, Leo-nice Lopes, recebeu recente-mente do Ministério das Cida-des a liberação de R$ 1 milhão

para investimento na infraestrutura do município. A gestora vem intensificando as ações na área de Infraestrutura, Educa-ção e Saúde.

InfraestruturaLeonice Lopes conseguiu, no último

dia 18 de março a assinatura do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, para a li-beração de quase R$ 1 milhão, que será destinado à construção de pavimentação em paralelepípedo de várias ruas, além da reforma do Estádio de Futebol “O Wilsão”, no município.

O encontro com o ministro acon-teceu na cidade de Patos, onde a gestora esteve acompanhada dos deputados fede-rais Hugo Motta e Rômulo Gouveia.

A prefeita destacou o investimento como um importante aporte para o desen-volvimento da cidade. “Este é o resultado do nosso compromisso com Boa Ventura. Deus nos ajuda tanto que nem a Brasília precisamos ir, pois conseguimos a assi-natura do ministro aqui no Sertão da Pa-raíba. Isso prova que Deus está comigo”, comentou.

Kassab chegou ao Sertão por vol-ta das 14h, sendo foi recebido por vários prefeitos da região.

Educação Já na Educação, a gestão Leoni-

ce Lopes tem mantido a rede básica de atendimento e dado prioridade ao paga-

mento em dia dos servidores. A Prefeitura efetuou o pagamento dos professores no último dia 31 de março. A programação financeira atende às expectativas da atual gestão, que também pagou com os salá-rios o reajuste do novo piso.

Leonice autorizou ainda o pagamen-to do retroativo referente aos meses de janeiro e fevereiro deste ano. A secretária municipal de Educação, Sandra Regina, disse que a atual administração vem man-tendo o compromisso e a seriedade com toda a classe dos professores. “Melhorias e um bom relacionamento têm sido pon-tos essenciais na gestão de Leonice. Isso engrandece a nossa educação”, comen-tou.

O município é considerado um dos mais equilibrados administrativamente no Vale do Piancó.

SaúdeJá na Saúde a Prefeitura promoveu

no último dia 16 de março o dia “D” para combater eventuais focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação, que foi de-nominada pelos boaventurenses como “arrastão” teve o apoio total da Prefeitura Municipal e todas as secretarias do mu-nicípio, além de ter contado com a cola-boração valiosa de algumas instituições, como: Grupo Unibv, Bombeiros Civis, Ministério Semeadores e da Vigilância em Saúde de Piancó.

A prefeita Leonice Lopes e a se-cretária de Saúde Fátima Gomes fizeram todo o percurso e com as próprias mãos eliminaram focos do mosquito contri-buindo para a conscientização da dona de casa e do trabalhador boaventurense.

Page 27: Revista TRIBUNA_Ed. 185

27EDIÇÃO 185• MAR • 2016•REVISTA TRIBUNA

REVISTA A ISTA A TRIBUNA | A REVISTA DOS MUNICÍPIOS DA PARAÍBA | REVISTA A TRIBUNA | A REVISTA

Audiberg Alves assina ordem de serviço de adutora e reforma escolas no município

Itaporanga

O prefeito Audiberg Alves, na presença do governador Ri-cardo Vieira Coutinho, do prefeito da cidade de Pedra

Branca, Allan Feliphe Bastos, ladeados pelo diretor presidente da Cagepa, Mar-cus Vinícius Fernandes Neves e o enge-nheiro responsável pela obra, Caio Perei-ra Bezerra da Silva, assinou no último dia 30 de março, a Ordem de Serviço para a construção da Adutora de Engate Rápido, que beneficiará os municípios de Itapo-ranga, Nova Olinda e Pedra Branca.

A obra, orçada em R$ 13.202.952,88 (Treze milhões, duzentos e dois mil, no-vecentos e cinquenta e dois reais e oitenta e oito centavos), terá como responsável a empresa Sahaliah Engenharia, Constru-

ções e Gerenciamento LTDA. A empresa terá o prazo de 150 dias para a conclusão do serviço.

Vale ressaltar que por meio do em-penho do prefeito Audiberg Alves e do prefeito da cidade de Pedra Branca Allan Feliphe Bastos, essa grande ação do Go-verno Estadual está acontecendo, mos-trando assim, o compromisso das duas gestões com os munícipes.

Reforma de escolasDesde que assumiu o governo muni-

cipal, o prefeito Audiberg Alves vem re-formando todas as escolas do município, além de ter concluído a obra da Escola Modelo, que há 16 anos estava parada. As

melhorias na infraestrutura das unidades de ensino, que foram conduzidas e exe-cutadas pela Prefeitura, trazem benefício direto aos alunos, além de professores e outros funcionários.

Recentemente, foram reformadas as Escolas Jacinta Chaves Paulo, Justina Emília Crizanto, João Silvino da Fonse-ca, Escola Miguel Alves; José Bernardino dos Santos – Sítio Cravoeiro, Josino Ri-carte – Sítio Lagoinha.

As escolas receberam pintura com-pleta nas partes externa e interna, piso, reforma da rede elétrica e telhado, além de reparos no sistema hidráulico.

Audiberg vem se destacando ao lon-go de seu mandato pela atenção especial que tem dado às áreas fundamentais ao de-senvolvimento da cidade, particularmente Saúde, Educação e Infraestrutura. O ges-tor tem sido amplamente reconhecido pela destacada atuação à frente da cidade de Itaporanga e ganha cada vez mais prestígio entre a classe política local, além do reco-nhecimento por parte da população.

Audiberg vem se destacando ao longo de seu mandato pela atenção especial que tem dado às áreas fundamentais ao desenvolvimento da cidade, particularmente Saúde, Educação e Infraestrutura.

Page 28: Revista TRIBUNA_Ed. 185

28 REVISTA TRIBUNA• MAR • 2016•EDIÇÃO 185

Depois de muitos anos utilizando o auditório do Centro Administrativo da Prefeitura, a Câmara Municipal de Con-ceição (PB) ganhou, no dia 26 de março, sua sede própria.

Uma edificação antiga, cedida pela Prefeitura, foi reformada e abrigará todos os trabalhos do legislativo local. A obra custou pouco mais de R$ 140 mil aos co-fres da Câmara.

O MELHORDO SHOPPING

TAMBIÁ

REVISTA TRIBUNA | A REVISTA DOS MUNICÍPIOS DA PARAÍBA | REVISTA TRIBUNA | A REVISTA DOS MUNICÍPIOS

Câmara de Vereadores passa a ter sede própria

Conceição

Durante a inauguração da nova sede, que fica na Avenida Solon de Lu-cena, reuniram-se para o descerramento da placa o prefeito Nilson Lacerda, a vice-prefeita Nena Diniz e seu esposo Deon Diniz, vereadores, secretários, além de filhos ausentes e presentes de Conceição.

A obra foi entregue pelo vereador--presidente Flávio Mangueira, que ficou

emocionado ao se pronunciar, dizendo que pra ele era um sonho concretizado, “entregar a sede própria da Câmara Mu-nicipal, que na oportunidade ficará bem próximo do povo de Conceição, mesmo no centro da cidade”.

Após o corte da fita inaugural, foi dado início a uma sessão solene, da qual todos os parlamentares participaram, além de convidados.

Page 29: Revista TRIBUNA_Ed. 185

A cidade de Pedra Branca-PB, que tem à frente o prefeito Allan Feliphe Bastos de Sou-sa, comemorou no último mês

de março seus 52 anos de Emancipação Política. A Prefeitura comemorou a data com ações festivas, culturais e com entre-ga de obras à população do município.

Por ocasião das festividades, a ci-dade recebeu a visita do governador do Estado, Ricardo Coutinho, que, além de inaugurar a rodovia PB-356/354, autori-zou a construção de um sistema de abas-tecimento d’água e destacou a importân-cia da cidade. “No dia do aniversário da cidade, venho aqui com muito orgulho para inaugurar esta estrada que liga Pedra Branca a outras áreas e promove o desen-volvimento. Também assinei a Ordem de Serviço para a construção do sistema de abastecimento d’água que, em breve, estará funcionando e ainda anuncio que Pedra Branca vai ganhar uma estação de tratamento de água. São vários presentes para os moradores da cidade”, ressaltou.

A Rodovia PB-356/354 tem 13 km de extensão e passou pelos serviços de terraplenagem em cortes e aterros, pa-vimentação asfáltica, drenagem profun-da e superficial, cercas delimitadoras, paisagismo, implantação de sinalização horizontal e vertical, pontes com vão de 40 metros e bueiros. Pelo local trafegam cerca de 166 veículos por dia.

Segundo o diretor de Operações do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Hélio Cunha Lima, a PB-356/354

REVISTA A ISTA A TRIBUNA | A REVISTA DOS MUNICÍPIOS DA PARAÍBA | REVISTA A TRIBUNA | A REVISTA

Município comemora 52 anos de Emancipação Política e recebe presentes do prefeito e do governador do Estado

Pedra Branca

vai trazer desenvolvimento para as ci-dades interligadas. “Com a inauguração desta rodovia, o governo do Estado fez o sonho de crescimento de Nova Olinda e Pedra Branca se tornar realidade. Trata-se do 36º acesso asfáltico concluído e ainda tem muitos outros para serem entregues à população paraibana”, frisou.

O prefeito Allan Feliphe Bastos de Sousa tem presenteado a cidade com inúmeras ações e projetos que visam o fortalecimento da economia local e o crescimento da cidade como um todo. Em recente entrevista à imprensa local o gestor destacou as ações de benfeitorias que a sua gestão tem desenvolvido na cidade e lembrou a importância singular de algumas delas. “Reabrimos dois PSFs que foram fechados pela gestão anterior, na parte social temos aplicação de cur-sos profissionalizantes, distribuição de

mais de 10 toneladas de feijão, além de leite para os mais carentes, construímos a única quadra poliesportiva coberta do município, entregamos 25 casas que por muito tempo não saiam do alicerce, e outras 76 unidades habitacionais já estão em construção para serem entregues nos próximos meses, sendo 40 na área urba-na e 36 na zona rural. Enfim, as ações da nossa gestão não param, reformamos e inovamos as praças da cidade, que hoje são cartão postal do município”, afirmou o gestor.

Prefeito Allan

Feliphe Bastos de

Sousa

Page 30: Revista TRIBUNA_Ed. 185

30 REVISTA TRIBUNA• MAR • 2016•EDIÇÃO 185

Waldeban Medeiros | CAUSOS COM “Z” E COM “S”| [email protected]

Uma homenagem

Decididamente, nome de batismo, destino, forma e hora da morte são quatro elementos que o ser humano não conse-gue interferir porque eles fazem parte dos desígnios do Senhor de Todas as Coisas.

Por exemplo, em 1943, surgia um rebento que recebeu o célebre nome de Mozart (Coelho Montenegro). Na déca-da de 60, ele viria a ser nomeado Agente Fiscal Estadual, cargo que exerceu por pouco tempo porque seu destino estava atrelado a outra profissão: a de jornalista, profissão que o notabilizou e lhe trouxe o reconhecimento de toda categoria fis-cal e o mundo editorial, quando passou a integrar, juntamente com o saudoso Hélio Zenaide, os quadros da Revista do Fisco, projeto que teve seu primeiro nú-mero publicado em novembro de 1969 e ele já constava no expediente como Di-retor-executivo, Pedro Soares Nuto como diretor-presidente e Hélio Zenaide como diretor-superintendente.

Desde então, uma guinada de 90º aconteceu na vida de Mozart Montene-

gro, que dedicou toda sua existência e sua inteligência na editoração da revista do Fisco, cuja circulação bateu o recorde de mais de 42 anos de circulação. Durante todos esses anos, Mozart pouco exerceu as funções inerentes ao cargo de Agente Fiscal para o qual fora nomeado, provan-do que o seu destino estava traçado para outra finalidade, sem a interferência de sua vontade. Por razões outras, foi afas-tado da Revista do Fisco. Porém, como a índole jornalística sempre falou mais alto, ressurgiu no mercado editorial com a re-vista Resumo, segmentada nos mesmo moldes da revista que tinha nas publica-ções do Regulamento do ICMS e das Co-letâneas Fiscais, além do esperado jantar anual dos “100 Maiores Contribuintes do Estado”, os pontos altos da visão editorial que o acompanhou até o dia 28 de março de 2016, data do ponto final da vida dele como Agente Fiscal aposentado (hoje Au-ditor Fiscal da Fazenda Estadual) por pro-fissão e jornalista por convicção.

Mas como nem todos os dias o dia

nasce com o sol, eis que em certo mo-mento da sua vida Mozart é instado a dar expediente como fiscal, por imposição do então secretário das Finanças, Otacílio da Silveira, sendo designado para prestar serviços em um anexo localizado na rua da Areia, onde funcionava parte da Fis-calização de Estabelecimentos, deslocada para aquele endereço por força do cres-cimento da Secretaria das Finanças, cujo edifício conhecido como “ferro de engo-mar” – na confluência das ruas Cardoso Vieira e Gama e Melo – estava ficando pequeno para as diversas atividades ali desenvolvidas.

Então, lá se encontra Mozart Mon-tenegro dando seus expedientes, cujo maior esforço era visitar os colegas, sala por sala, e com eles botar conversa fora, até que um dia Mozart encontrava-se zan-zando pelos longos corredores do anexo quando deu de cara com um jovem de um escritório de contabilidade portando uma série de documentos para dar entrada no protocolo da repartição. Este o indaga:

- Meu senhor, onde eu entrego estas GIMs?

Completamente deslocado do ninho e mais por fora das atividades fiscais do que surdo em bingo, Mozart responde com uma indagação:

- Gim, que gim? Gim que eu conhe-ço é aquela bebida com gosto de flor que a gente mistura com Campari!!!

OBS: A sigla GIM significa Guia de Informação Mensal, um documento fiscal enviado mensalmente pelas em-presas onde constam os montantes das entradas e saídas de mercadorias, cujo resultado determina o pagamento ou não do ICMS.

Page 31: Revista TRIBUNA_Ed. 185
Page 32: Revista TRIBUNA_Ed. 185